GLOSSÁRIO CERVEJEIRO: O QUE TODO AMANTE DE CERVEJA DEVE SABER

 Garrafas de cervejas importadas dentro de uma gaveta amarela de metal com gelo (Foto: Iara Venanzi / Editora Globo)

 Garrafas de cervejas importadas dentro de uma gaveta amarela de metal com gelo (Foto: Iara Venanzi / Editora Globo)

GLOSSÁRIO CERVEJEIRO: O QUE TODO AMANTE DE CERVEJA DEVE SABER

Entenda os principais termos que envolvem a bebida e melhore sua compreensão no assunto

 

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas do mundo e para ajudá-lo a entender todos os termos que envolvem o assunto, o Mestre-Cervejeiro.com, rede de lojas de cervejas artesanais, criou um glossário em seu site.

Confira alguns dos principais termos:

Ale: uma das três grandes famílias cervejeiras e agrupa os estilos produzidos com leveduras Ale, que consiste nas de alta fermentação. A levedura trabalha em temperaturas mais elevadas e caracteriza-se pela produção de ésteres frutados.

Brassagem: é o sinônimo da maceração dos maltes, ou seja, a etapa em que os açúcares são extraídos dos grãos através de diferentes enzimas ativadas pelo aquecimento da água em diferentes temperaturas.
Cervejaria cigana: Cervejaria que não tem fábrica própria
Growler: Garrafão para transporte de cerveja. Geralmente feito de cerâmica, vidro ou aço inox

IBU: Sigla de International Bitterness Unit, escala para medir o amargor nas cervejas

Lager: Uma das famílias cervejeiras. As Lagers são também chamadas de cervejas de "baixa fermentação". Engloba estilos como Bohemian Pilsner, Schwarzbier, Doppelbock, entre outros.

Levedura: Também chamada de levedo ou fermento. Termo genérico para as diversas espécies de fungos unicelulares responsáveis pelo consumo de açúcares fermentáveis transformando-os em álcool etílico e gás carbônico (dióxido de carbono - CO₂).
Lúpulo: Espécie de trepadeira que produz flores empregadas na fabricação de cerveja por serem ricas em uma resina que traz amargor e aroma às cervejas.

Malte: Matéria-prima rica em açúcares fermentáveis produzida a partir da germinação e secagem de diferentes grãos, geralmente cevada e trigo.

Maturação: Processo após a fermentação no qual a cerveja é mantida em torno 0°C por algumas semanas para sedimentar todas as partículas sólidas.
Off Flavor: Defeito sensorial encontrado nas cervejas devido a falhas de produção, armazenamento, transporte e/ou serviço.

Pasteurização: Processo de esterilização de alimentos como cerveja, leite e queijos, desenvolvido por Louis Pasteur em 1864. Consiste no aquecimento do produto abaixo de seu ponto de ebulição por alguns minutos e subsequente resfriamento.

Sommelier ou Sommelière: Profissional especialista sobre a história, características sensoriais, harmonizações e serviço dos diferentes estilos de cerveja. Existem também Sommeliers (homens) e Sommelières (mulheres) de outras bebidas como vinho e chá.
Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2018/12/glossario-cervejeiro-o-que-todo-amante-de-cerveja-deve-saber.html

 

 

Comentários