DICAS,RECEITAS E HARMONIZAÇÃO COM CERVEJAS

  Dia Internacional da Cerveja: receitas e dicas de harmonização  (Foto: Thinkstock)

ESPECIAL CERVEJAS: DICAS, RECEITAS E HARMONIZAÇÃO

Para comemorar o dia de uma das bebidas mais adoradas pelos brasileiros, reunimos curiosidades, dúvidas e deliciosas receitas. Confira:

 

 

6 DICAS PARA HARMONIZAR CERVEJAS E QUEIJOS

Weissbier com brie, pale ale com gruyère, stout com gorgonzola: chame os amigos para uma deliciosa e surpreendente harmonização com cervejas

 

Aprenda a combinar cerveja e queijo (Foto: Iara Venanzi )
1. Quanto mais forte for o queijo, mais potente deve ser a cerveja. “Quando falamos em potência na cerveja, falamos em álcool e amargor”, diz a especialista Carolina Oda.

2. Comece sempre com cervejas mais leves e queijos mais suaves, para depois ir para os rótulos mais encorpados e queijos mais fortes.

3. Para todo mundo sair da degustação “inteiro”, limite o número de rótulos a cinco. Uma boa medida é beber de 150 ml a 200 ml de cada tipo de cerveja.

4.Tenha pelo menos três tipos de queijo: um adocicado e/ou frutado (estepe, gruyèree em mental, por exemplo), um mais salgado (parmesão) e outro com fungos (brie, camembert).

5. Sirva água à vontade durante a degustação. Ela serve tanto para limpar o paladar como para amenizar os efeitos do álcool.

6. A temperatura de serviço das cervejas varia de 2ºC a 14ºC. Quanto mais alcoólica e complexa for a bebida, menos refrigeração ela pede. A recomendação para uma porter, por exemplo, costuma ser de 8ºC a 12ºC. Já uma pilsen cai bem estupidamente gelada.
Fonte: Carolina Oda, sommelièrede cerveja da importadora Tarantino; Guilherme Costa, sommelier de cerveja do Melograno; e Disney Criscione, gerente de relações institucionais da Tirolez e queijólogo

 

CERVEJA E CHOCOLATE NA MESA

Cerveja e chocolate, uma mistura que vai te surpreender. Confira!

 

Cerveja + chocolate (Foto: Divulgação)



Duas paixões nacionais, o chocolate e a cerveja raramente são vistos como uma mistura atrativa. Porém, quando bem harmonizados, oferecem uma experiência única para o paladar. Segundo Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com, o segredo para uma boa parceria é encontrar a intensidade certa dos alimentos: a potência da dupla deve ser a mesma. “O ao leite, por exemplo, tem dulçor presente e aromas de torrefação, então é preciso uma cerveja que tenha um gosto mais maltado, com destaque para os maltes torrados, e um teor alcoólico mais baixo, sem tanto corpo, como as dos estilos Schwarzbier e a Munich Dunkel”, explica.
Para acompanhar o chocolate amargo, “mais potente”, as bebidas do estilo Porter ou Stout, mais encorpadas e amargas, são as ideais. Com os brancos, as bebidas estilo Kriek são a escolha mais conhecida. Contudo, o diretor da Mestre-Cervejeiro.com aponta que harmonizações menos convencionais, como chocolate branco com raspas de limão e cervejas de trigo, também podem funcionar.
Wolff ainda alerta que a degustação de cervejas de chocolate (contendo ou não o produto, já que algumas são simulações que levam baunilha e outros ingredientes) com a guloseima em si pode ficar enjoativa. “No caso dessas bebidas, como a Young’s Double Chocolate Stout ou a Brooklyn Black Chocolate Stout, é preferível harmonizar com uma sobremesa feita com banana, caramelo ou creme de leite”, afirma.

ESPECIAL: RECEITAS COM CERVEJA

Para desfrutar de uma boa cerveja, ela nem sempre precisa estar dentro do copo. Separamos receitas para usar a bebida em diferentes pratos, doces e salgados. Todo mundo vai ficar com água na boca!

 

O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, foi inventado em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, nos Estados Unidos. Para celebrar o sucesso da gelada por aqui, que tal preparar pratos deliciosos feitos com a bebida? E quem acha que ela só está presente em pratos salgados, nossa lista tem até sorvete. Confira:  
Saice (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)
Lambe-lambe (Foto: Rogério Voltan/ Casa e Comida)
Torta de carne com cerveja (Foto: Keiny Andrade/Editora Globo)
Sorvete de cerveja  (Foto: Rogério Voltan/ Editora Globo)
Com feijão pré-cozido, o chili mexicano pede só uma panela e um apoio para picar a cebola e o alho. Panela M. Dragonetti, colher Roberto Simões Casa, cremeira e tábua D. Filipa (Foto: Elisa Correa/ Editora Globo)
Demi-glace com carne vermelha (Foto: ThinkStockPhotos)
Costelinha suína (Foto: Henrique Peron/Divulgação)
 Em um almoço rústico, a redução de cerveja preta, o molho à provençal e o vinagrete de feijão-fradinho e uvas ficam em canecas, prontos para acompanhar o prato principal: peixe assado (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)
Boeuf bourguignon com cerveja escura (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Torta irlandesa de carne (Foto: Iara Venanzi/Editora Globo)
Lombinho na cerveja (Foto: Iara Venanzi/Editora Globo)

LOMBINHO NA CERVEJA

Receita de Mauro Marcelo Alves, jornalista especializado em vinhos e gastronomia

 

Rendimento 4 porções
Tempo de preparo 45 min + o tempo da marinada
Ingredientes
1 kg de lombo de porco;
1 garrafa long neck ou latinha de cerveja tipo pilsen;
1 cenoura ralada;
1 cebola picadinha;
4 dentes de alho esmagados;
6 grãos de zimbro;
1 bouquet garni*;
2 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de geleia de fruta vermelha de sua preferência;
1 xícara de creme de leite fresco;
Sal e pimenta-do-reino;
 
Acompanhamento
1 kg de batatas bolinhas cortadas pela metade;
4 colheres (sopa) de azeite;
3 colheres (sopa) de alecrim picado;
2 colheres (sopa) de sal grosso.
 Lombinho na cerveja (Foto: Iara Venanzi/Casa e Comida)
Modo de fazer
1
 Na véspera, corte o lombo em 12 fatias. Coloque-as numa vasilha, juntamente com a cerveja, a cenoura, a cebola, o alho, o zimbro e o bouquet garni. Leve à geladeira e deixe marinando até o dia seguinte.
2 No dia do preparo, comece pelo acompanhamento: ferva as metades de batata por 10 minutos, escorra e coloque numa travessa. Misture com o azeite, o alecrim e o sal grosso e leve ao forno até dourar.
3 Retire as fatias de lombo da vasilha e enxugue-as com papel toalha. Doure-as numa frigideira com a manteiga.
4 Filtre a marinada, reserve o líquido, retire o zimbro e o bouquet garni e junte a mistura de cenoura, cebola e alho à frigideira do lombo, deixando até dourar.
5 Junte a cerveja da marinada, adicione o bouquet garni e deixe o líquido reduzir à metade, em fogo médio.
6 Adicione a geleia, tempere com sal e pimenta e deixe em fogo baixo por mais ou menos 30 minutos, ou até o lombo ficar macio. Despeje o creme de leite e misture bem por alguns minutos, até ficar bem cremoso. Coloque 3 fatias de lombo em cada prato, regue com o molho e sirva com as batatas. 
* Para fazer o bouquet garni, amarre alguns ramos de salsinha, raminhos de tomilho ou alecrim e uma folha de louro.
Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Pratos-principais/Carne/noticia/2014/01/lombinho-na-cerveja.html

 

Comentários