CONHEÇA AS CERVEJAS VERMELHAS

 Outono rubro (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

 Outono rubro (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

CONHEÇA AS CERVEJAS VERMELHAS

Ácidas, encorpadas, adocicadas: há um mundo de sensações quando tem cerveja vermelha na taça

 

É possível definir o que é outono no Brasil? “Quando penso em outono, logo me vem à mente aquele friozinho suave e acolhedor, a imagem das folhas caindo no chão... OK, esse é mais cenário de Canadá do que de Brasil”, admite a sommelière de cervejas Tatiana Spogis, uma das melhores em atividade no mundo, numa rápida viagem mental ao Hemisfério Norte.
Por aqui, nunca conseguimos prever que tipo de estação teremos no dia seguinte ou até no mesmo dia – podemos nos preparar para uma gangorra climática entre semanas bem quentes e outras que nos farão tirar o capotão do armário, sobe e desce que pode se estender inverno afora... De qualquer forma, é hora de munir a adega com cervejas um pouco mais alcoólicas e intensas, “com uma bela dose de maltes caramelados que deixam na bebida a sua linda tonalidade vermelha”, aconselha Tatiana.
É o malte que dá cor à cerveja, quando estritamente preparada com os ingredientes tradicionais (água, malte, lúpulo e levedura). Quanto mais tostado o malte, mais escura será a bebida. Os maltes caramelados passampor um processo de torrefação média, digamos assim, e originam as cervejas com tons de vermelho. Nas Fruit Beers (cervejas com frutas), porém, quando é usada uma cerveja clara como base, as frutas é que são responsáveis pela coloração, que será avermelhada quando há adição de cerejas, amoras, mirtilos, framboesas ou morangos.
Casa e Comida fez uma seleção de rótulos nacionais e importados para acompanhar a leve queda de temperatura. Algumas cervejas avermelhadas, entretanto, são próprias para dias em que a temperatura sobe um pouquinho. Estilos ácidos como Flanders Ale ou Fruit Beer podem combinar até com piscina ou fim de tarde na varanda. Já as Belgian Dubbels ou as Strong Reds vão harmonizar com delícias parrudas típicas do frio, como assados opulentos, massas e carnes gordurosas.
Seja qual for o clima do dia ou seu estado de espírito para bebidas mais leves ou encorpadas, uma coisa é certa: as cervejas vermelhas impressionam logo de cara pela cor, que pode ir de um rubi intenso ao âmbar e ao cobre, quase marrom. Fazem bonito tanto num jantar sofisticado quanto num sabadão descontraído de churrascada entre amigos. Conheça melhor essas gostosuras rubras e decida quais delas vão aquecer você nesta estação.
Vienna Lager
Vienna Lager (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
A Vienna Lager exibe uma variação de tonalidade que vai do cobre ao marrom-avermelhado. Mais maltada que a Pilsen, tem um toque tostado e um amargor mais pronunciado, porém límpido e seco. “É superequilibrada e refrescante, pode ser a cerveja do dia a dia no outono e agrada aos paladares generalistas. Vai bem com churrasco ou comum belo macarrão ao molho de queijo e bacon, uma combinação bem no estilo comfort food”, indica a sommelière. Na dificuldade de encontrar exemplares austríacos por aqui, as cervejarias nacionais têm feito um bom trabalho. Rótulos como a Biritis, com a grife do Mussum, e a Jupiter Lager, ajudaram a popularizar o estilo no Brasil.
Strong red
Strong red (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
As Strong Red podem ser ales ou lagers (produzidas com alta ou baixa fermentação, respectivamente). São ideais para quem quer cor e força, como o nome indica, porém menos amargas. “São mais alcoólicas e adocicadas, quebram o salgado dos embutidos
e você pode ir até o final da festa com elas, pois também ficam muito boas acompanhando sobremesas à base de leite, coco ou chocolate ao leite”, diz Tatiana Spogis. Tudo o que é defumado ou picante também é amigo dessas vermelhas porretas. A 8.6 Red Lager, produzida na Holanda, é um belo exemplo dessa pujança. Cá no Brasil, a Paulistânia Vermelha, também versátil na harmonização, é representante fiel do estilo.
American Red
American Red (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
O estilo American Red Ale (ou Amber Ale, por sua cor característica) é próprio de quem não abre mão do amargor em qualquer estação. As evidentes notas de lúpulo se contrapõem ao dulçor caramelado do malte e fazem este estilo, típico da Costa Oeste dos EUA, perfeito para acompanhar carnes suculentas e gordurosas – um bom hambúrguer na grelha, por exemplo. Versátil, também faz belo par com carne de porco assada, massas com molhos vermelhos, quitutes brasileirinhos como o acarajé, linguiças e frituras pecaminosas em geral. A Prohibition Ale, feita em São Francisco (na Califórnia) com dry-hopping de três tipos de lúpulo, é filha legítima do estilo.
Belgian Dubbel
Belgian Dubbel (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
A Belgian Dubbel, com tons vermelhos e acobreados, é boa escolha para quem gosta de cervejas com muita personalidade. Traz notas tostadas de chocolate e caramelo, especiarias e toques frutados de banana, ameixa e uva-passa. “Elas são de uma explosão aromática apaixonante, têm dulçor seco e permitem uma linda brincadeira agridoce com os pratos, pois não têm amargor ou acidez intensos”, diz Tatiana. Perfeitas para acompanhar carnes polpudas e assados em geral, como ossobuco, ou um risoto de funghi seco. A St. Bernardus Pater 6 é um rótulo clássico desse estilo criado por monges trapistas belgas. Mas há bons exemplares fabricados em outros países, inclusive brasileiros, como a Wäls Dubbel.
Flanders Red
Flanders Red (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Quer se aprofundar no mundo das cervejas vermelhas com um estilo no mínimo original? A Flanders Red Ale, originária da Bélgica, pode ser a porta de entrada. “É o ‘bordeaux’ do mundo das cervejas, por toda sua excentricidade e paladar único, tipicamente ácido e vinhoso”, diz Tatiana Spogis. Elaborada com cervejas envelhecidas por dois anos em barris de carvalho, misturada a cervejas jovens, a Flanders Red pode harmonizar com assados ou com pratos naturalmente ácidos, como o ceviche ou uma porção de ostras, sugere a sommelière. Uma aposta certeira é aRodenbach Grand Cru, produzida pela cervejaria que define o padrão do estilo desde o século 19.
Fruit Beer
Fruit Beer (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Fruit Beer é uma designação genérica para cervejas que levam frutas em sua composição (as Fruit Lambic belgas, de fermentação espontânea, no entanto, não se encaixam nessa família). A Fruit Beer não é necessariamente vermelha – banana, damasco, pêssego ou maçã são permitidos nesse grande turbante de Carmen Miranda. Cervejas que levam cerejas, framboesas, morangos ou amoras impressionam pela cor, que pode ser de um rubi intenso, como o da celebrada Delirium Red. Por seu caráter literalmente frutado, elas casam bem com sobremesas. Ou com assados, já que a acidez bem balanceada com o dulçor é outra de suas características.
Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Bebidas/noticia/2016/06/conheca-cervejas-vermelhas.html

Comentários