CERVEJEIROS CRIAM BEBIDA À BASE DE FORMIGA E ATRAEM CLIENTES

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Cerveja de saúva

Cervejeiros criam bebida à base de formiga e atraem novos clientes


Sócios da Lamas Bier, loja de suprimentos para produção de cerveja, chamaram atenção ao criar a iguaria com amigos


Cervejas artesanais e com sabores inovadores estão em alta. Mas a versão que leva formiga saúva, tucupi negro e figo em calda pode causar reações diversas no consumidor: espanto, curiosidade e até repulsa. Criada no final de 2013 pelos donos da Lamas Bier, pelo médico Marcelo Cury e pelo dono do Empório Sagarana, Paulo Leite, a bebida inusitada, apresentada na feira gastronômica O Mercado, atraiu interessados no processo de fabricação da cerveja.
Fundada por cinco amigos – quatro físicos e um economista – em setembro de 2011, a Lamas Bier vende produtos para consumidores que gostam de fazer a própria cerveja, fornecendo matérias-prima, equipamentos e até livros sobre esta ciência. A turma, uma confraria conhecida no meio cervejeiro, se conheceu graças à paixão pela bebida e teve a ideia de criar uma loja nos moldes das que encontraram nos Estados Unidos, diante da falta de opções de insumos e máquinas do mercado nacional.

“Fizemos do nosso hobby o nosso trabalho”, conta Alessandro Morais, economista e um dos sócios do negócio. O investimento inicial foi próprio e custou para os empresários cerca de R$ 180 mil.
“Uma das ideias é justamente mostrar que fazer cerveja em casa é um processo simples. Nossa ideia é desmitificar todo esse processo”, conta Morais.
Hoje, a empresa tem duas lojas físicas, uma em Campinas e outra na cidade de São Paulo; no final de março, será aberta uma unidade em Belo Horizonte. A Lamas Bier também tem um site de vendas chamado Lamas Brew Shop. Até o final do ano, mais dois estabelecimentos começarão a funcionar.
Como não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo, Alessandro Morais conta que a loja da capital mineira terá um sócio local, alguém do círculo de amizade dos donos da empresa, para gerenciar a unidade.
Em 2013, o faturamento apurado da empresa foi de R$ 2,5 milhões. A previsão para 2014 é de R$ 4,2 milhões. Para 2015, com a abertura de novas lojas, a projeção é ainda mais otimista: R$ 5,6 milhões.
Cerveja para todos

Segundo o economista e empresário, o grande desafio de uma empresa que atende a um nicho de mercado é atingir o público mais leigo, com pouco ou nenhum conhecimento sobre a produção de cerveja, mas com vontade de aprender.
Com a criação da bebida à base de formiga saúva, Morais diz que a ideia é mostrar que qualquer um consegue fazer cerveja da forma que quiser. Para ajudar os interessados, os sócios ministram cursos sobre como produzir artesanalmente o líquido de lúpulo e cevada, com a inclusão de ingredientes inusitados, testando sabores.

Sobre a cerveja de saúva – que recebeu o nome de Saison Saúva –, Alessandro Morais conta que não é possível comercializá-la, pois o Ministério da Agricultura e a Anvisa não permitem que haja ingredientes animais na receita da bebida. Entretanto, o vídeo que ensina como produzir a bebida está disponível na internet.
Aberta em 2011, a Lamas Bier, loja de matérias-primas e equipamentos para produção artesanal de cerveja, faturou R$ 2,5 milhões em 2013. Foto: DivulgaçãoPara uma feira gastronômica, em parceria com amigos, os sócios criaram uma cerveja feita com saúvas, tucupi negro e figo em calda. Foto: DivulgaçãoCom a repercussão da novidade, quem não conhecia muito o mercado cervejeiro foi atrás da Lamas Bier para conhecer mais sobre a loja. Foto: DivulgaçãoOs cães também têm uma versão da bebida, sem álcool e com sabor carne. Foto: DivulgaçãoNa onda das cervejas artesanais, o humorista Mussum foi homenageado com uma bebida que leva o nome de Biritis. Foto: Brunno Kono/iG São PauloBandas também não perderam tempo: Os Raimundos também lançaram seu rótulo em parceria com a cervejaria Bamberg. Foto: DivulgaçãoA cerveja da banda Sepultura tem sabor de trigo e foi criada para comemorar os 25 anos da banda de metal. Foto: Divulgação

Fonte:http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2014-02-28/cervejeiros-criam-bebida-a-base-de-formiga-e-atraem-novos-clientes.html


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