Pular para o conteúdo principal

BRASIL BEER - O GUIA DAS CERVEJAS BRASILEIRAS



Brasil Beer - O guia de cervejas brasileiras-

Editora Gutenberg



Que o brasileiro ama cerveja já sabíamos. Não é à toa que é a bebida alcoólica mais consumida no país. O que agora todos saberão é quais são e onde estão as melhores cervejas feitas no Brasil, do Norte ao Sul. Neste livro, os entusiastas da bebida poderão conhecer um pouco mais sobre o fabuloso mundo da cerveja brasileira, que vem experimentando um renascimento no país, com uma explosão de interessados em resgatar sua originalidade e em apreciá-la de um modo diferente e especial.
Para este detalhado guia, os autores mapearam e catalogaram praticamente todas as cervejarias, microcervejarias e associações de cervejeiros artesanais que atualmente existem no Brasil. São produtos com cores, aromas e sabores distintos dos convencionais, produzidos em menor escala, com qualidade superior e sempre com o olhar do dono do negócio.
Além disso, traçaram os principais roteiros, reunidos por região do país, estado e cidade, que poderão ser percorridos para se encontrar uma boa cerveja, onde quer que você esteja. São mais de 500 cervejas, e mais de 120 locais em que se pode beber o precioso líquido. Nestas páginas, você também obterá dados da região, indicações de hotéis e locais onde ficar, serviços de táxi e tudo o mais que você precisa saber para fazer um verdadeiro tour cervejeiro.

  • *Henrique Oliveira

    É gestor de riscos e pós-graduado em controladoria e finanças. Especialista em cervejas, fundou e presidiu a Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (ACervA Mineira). Faz palestras sobre o mercado de cervejas no Brasil e atualmente realiza consultoria financeira em cervejarias. É proprietário da Cervejaria Ave Cesar.
  • **Hélcio Drumond

    É engenheiro metalurgista com pós-graduação em metalurgia de fundição de metais no Japão. Foi diretor industrial em empresa do segmento siderúrgico e atualmente é um exímio pesquisador do segmento de cervejas, gastronomia e turismo em geral.

Guia completo e essencial ao mestre cervejeiro e ao amante da cerveja

09/05/2013  —  Assessoria de Comunicação - Pluricom
Assim como o feijão com arroz, prato típico do brasileiro, a cerveja é hoje a grande preferência nacional, ostentando o título de bebida alcóolica mais consumida no país. Atualmente, é tratada como alta gastronomia, harmonizada com alimentos. As diversas marcas, estilos e tipos, bem como a devida localização dos fabricantes, empreendedores e cervejeiros estão catalogados no livro Brasil Beer – O guia de cervejas brasileiras, lançamento da Editora Gutenberg, em que os experts Henrique Oliveira e Helcio Drumond reúnem informações detalhadas sobre mais de 450 cervejas e 120 cervejarias, microcervejarias e associações de cervejeiros artesanais atualmente existentes no país.
A cerveja, entretanto, nem sempre gozou desse status. Durante o período colonial, era proibido produzir cerveja no país, já que Portugal detinha o monopólio sobre o vinho. Além de resgatar a história da cerveja no Brasil, este guia transita por informações básicas, como a Lei da Pureza Alemã e dicas para aguçar os sentidos e degustar a bebida. Passa por questões mais técnicas, como as matérias-primas empregadas, o processo de fabricação e a classificação das cervejas (Lager, Ale, Ale de trigo, entre outras) e desvenda a atividade home brew (cervejarias caseiras) e sua organização. Chega, por fim, a traçar a rota da cerveja regional no Brasil e endereços úteis das cervejarias nos quatro cantos do país. Cada uma das regiões está contemplada com uma cor distinta, facilitando a localização de informações sobre as cidades produtoras, com um serviço completo para os que pretendem conhecê-las, incluindo desde onde se hospedar até serviços de táxi disponível. Um livro, portanto, para ser apreciado “sem moderação”, tanto para quem apenas gosta de um bom copo de cerveja, como para aqueles que querem produzi-la com qualidade. Várias cervejas brasileiras já conquistaram prêmios internacionais e se consagraram como produtos de alta qualidade.
Como afirma, no prefácio da obra, o sommelier internacional de cervejas, Marco Falcone, “sem pretender ser uma enciclopédia ou obra acadêmica, concretiza-se como um compêndio, não só para os que querem se inteirar no momento cervejeiro, mas como um ótimo guia para tours cervejeiros pelo Brasil”. Aqui, o leitor – seja o apreciador ou o mestre – vai conhecer e se surpreender com o vasto e rico universo da bebida mais antiga de todas.
Sobre os autoresHenrique Oliveira é gestor de riscos e pós-graduado em controladoria e finanças. Especialista em cervejas, fundou e presidiu a Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (ACervA Mineira). Faz palestras sobre o mercado de cervejas no Brasil e atualmente realiza consultoria financeira em cervejarias. É proprietário da Cervejaria Ave Cesar.
Hélcio Drumond é engenheiro metalurgista com pós-graduação em metalurgia de fundição de metais no Japão. Foi diretor industrial em empresa do segmento siderúrgico e atualmente é um exímio pesquisador do segmento de cervejas, gastronomia e turismo em geral.

Postagens mais visitadas deste blog

BRASILEIRO BEBE CERVEJA COM ATÉ 45% DE MILHO TRANSGÊNICO !

Brasileiro Bebe Cerveja com até 45% de Milho Transgênico!
Poucos sabem, mas quando bebem cerveja no Brasil estão geralmente tomando 45% de conteúdo transgênico, uma vez que a cevada vem sendo trocada por milho (que é quase todo transgênico no Brasil).Uma das bebidas mais adoradas pelos brasileiros, a cerveja, geralmente é produzida de malte feito de cevada. Mas algumas receitas permitem o uso de outros cereais. A cerveja brasileira por exemplo na verdade é quase uma bebida alcoólica de milho. Isso mesmo. Uma pesquisa da USP e da Unicamp mostra que cervejas Brasileira possuem 45% de milho em sua composição, percentual máximo permitido pelo Governo. E a para piorar, eles querem que o governo aprove que seja permitido que esse percentual suba para 50%. Ou seja eles querem que uma cerveja possa ter em sua composição até 50% de milho ou arroz, que são bem mais baratos que a cevada. Pois é amiguinho, se você bebe Bohemia, Brahma, Skol, Antarctica ou Nova Schin, você bebe uma mistura de refresc…

BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA CERVEJA

Pesquisa aponta que doses moderadas da bebida favorecem a saúde, mas exagero anula os benefícios. Conheça as últimas pesquisas sobre o assunto

A cerveja, presente no happy-hour, na noitada, nas comemorações e nos almoços de domingo, pode ser benéfica à saúde, caso consumida com moderação (no máximo duas latinhas por dia).

O exagero, no entanto, anula todos os efeitos positivos creditados à bebida e amplia o risco de doenças líderes em causa de morte, como infarto , acidente vascular cerebral (AVC)  e diabetes.
Os médicos de diversos países estão empenhados em descobrir o lado terapêutico do líquido resultante da mistura de cevada, lúpulo e malte, sem esquecer de alertar a população sobre os perigos de exagerar na dose. As pesquisas mais recentes sobre o tema foram apresentadas no Simpósio Internacional de Cerveja e Saúde, realizado em Madri (Espanha) na primeira semana de novembro.

Médico ensina a incluir cerveja na dieta saudávelNa Espanha, governo defende bebida como parte da pirâmide a…

AS 10 MELHORES CERVEJAS NACIONAIS (BRASIL)

As 10 melhores cervejas nacionais(Brasil)
5 de agosto de 2016/em/por
Hoje é comemorado o dia internacional da cerveja! o/ E cerveja não é bebida exclusiva de homens, muito pelo contrário, as mulheres sempre estão presentes em bares para degustar uma boa gelada (gelada só aqui no Brasil, ok?). Acredita-se que a cerveja tenha sido a primeira bebida alcoólica produzida pelo homem. É uma bebida carbonatada (com gás), produzida a partir da fermentação de alguns cereais maltados com cevada e trigo (esses cereais poss