Pular para o conteúdo principal

LANÇAMENTO CERVEJA 3 LOBOS ESTILO AMERICAN "SÉRIE EXTREME"

 

lançamento cerveja 3 lobos Estilo American

"Série Extreme"

 

Separadas no nascimento?

 
Continuo na correria do curso de sommelier de cervejas, que está rolando desde o último dia 22, das 8h às 18h, inclusive com aulas aos sábados. Assim, o post de hoje pretende apenas levantar uma discussão, motivada por uma foto trazida pelo pessoal que foi aoFestival da Cerveja, realizado no último final de semana em Blumenau (SC). Na ocasião, a cervejaria Backer, de Belo Horizonte (MG), apresentou os novos rótulos de suas cervejas, que você pode ver na foto abaixo.
E aí? O que achou? Pra mim, elas guardam uma incrível semelhança com a arte dos rótulos da americana Flying Dog, disponíveis no Brasil, trazidas pela Tarantino (foto ao final do post). Eu humildemente acredito que isso pode confundir o consumidor. Tentei ouvir a Backer, mas ainda não tive resposta. Do outro lado da questão, sei que os advogados da Tarantino e da própria Flying Dog já estão avaliando o caso. Aguardem os desdobramentos e uma atualização com a resposta da cervejaria mineira.
ATUALIZAÇÃO: Reproduzo abaixo a resposta da Cervejaria Backer, que acabei de receber:
"Prezado Ricardo, 
A Cervejaria Backer agradece seu contato e seu interesse em relação à nossa cervejaria. 

Respondendo a sua pergunta sobre a parte visual dos rótulo 3 Lobos, 

Talvez a associação direta que você tenha feito, quando comparamos os nossos rótulos e os da cervejaria Americana, seja a questão de ser uma ilustração no lugar dos tradicionais elementos gráficos ligados a cervejas e também a questão de o desenho ocupar a área total do material impresso. 

Fora isso podemos dizer que a Backer está investindo desde muito tempo na arte destas ilustrações tendo como base nesses novos rótulos no caso da série 3 Lobos, nossa antiga casa country. 
Talvez uma tendência do mercado ainda pouco explorada. Ilustração que não pertence ao universo da cerveja diretamente e sim ao mundo do bang-bang, western americano, estrategicamente utilizadas por se tratar de cervejas em “estilo american”. Assim foram desenvolvidas ilustrações tendo uma proposta mais despojada e irreverente, sempre como pano de fundo o cenário americano. Ao contrario da proposta Flying Dog que utiliza personagens muito ousados ou até tétricos por serem de autoria de um ilustrador que segue essa linha, as ilustrações da cerveja Flying Dog destacam e tem ao fundo apenas nuances de cores e na Backer as ilustrações possuem um certo humor ou alguma homenagem a personagens do cinema de faroeste americano, e estão sempre bem demarcadas, principalmente por um cenário bem definido, paisagens com canyon e desertos, pântanos, fazendas de gado ou o universo dos índios americanos. Assim temos uma ilustração trabalhada por todo o rótulo, uma proposta muito bem cuidada, evitando passar a sensação de trabalho “trash”, os detalhes das letras e fios cuidadosamente elaborados acompanham hot stamping prata, trazendo o cuidado com seu publico consumidor e enobrecendo o visual do produto. A novidade neste rótulo talvez seja a marca que imita um “aranhão de garras de lobo”, onde o rótulo fica vazado deixando um detalhe que o vidro da garrafa aparece ao fundo. 
A tampinha em prata acompanha e valoriza o tom dessa cor, criando uma identidade de fácil assimilação. 
As gravatas em formato redondo são outro diferencial onde novamente a cor prata é aplicada em hot stamping, um cuidado que quando somamos todos os detalhes podemos perceber a grande diferença da marca Fliyng Dog, que é uma proposta muito boa, mas com a intenção de passar a sensação de “algo largado”, com cortes dos rótulos e gravatas tortos e tipografia que lembra máquina de escrever antiga, muito diferente da Cerveja 3 Lobos. 

Um outro detalhe, mas também muito importante sobre os novos rótulos que serão lançados em Março do próximo ano.Todos foram inspirados Em nossa antiga Boate Três Lobos, inaugurada em Belo Horizonte em 1996 e que foi sucesso absoluto na cidade, durante o tempo em que permaneceu aberta. 
A Três Lobos que era uma casa em estilo country e que já possuía em seu interior, layouts com os desenhos e figuras do velho Oeste,utilizadas como decoração da Casa Noturna e que serviu de inspiração para nosso novos rótulos. 
A idéia de fazer a cerveja em estilo country veio de uma homenagem que fizemos à casa da qual fomos proprietários e de onde nasceu a Cervejaria Backer – inclusive nossa razão social é Cervejaria Três Lobos Ltda. Para se ter uma idéia a boate ainda é lembrada por pessoas que a freqüentaram e até hoje nos perguntam porque fechamos ou se não vamos reabrir...deixou saudade... 
Por isso, de forma alguma houve intenção de nossa parte em fazer igual ou parecido, até porque desde a abertura da Três Lobos já tínhamos o projeto de engarrafar cervejas em estilo americano. A cervejaria Flying dog está no mercado recentemente, diferente da cervejaria Backer que já completa seus 12 anos de existência. 
A Backer é a primeira cervejaria artesanal no Brasil a desenvolver e prestigiar o estilo americano de fabricar cerveja. Mas é importante destacar que usamos apenas o estilo americano como referencia, ou seja, cervejas complexas em aromas e sabores, onde o Lúpulo é a matéria prima referencial, porém em nossas receitas, priorizamos e valorizamos o produto e matéria prima nacional e até mesmo a regional, como o chocolate da Amazônia, o nosso capim Limão, açúcar mascavo e a madeira amburana (que utilizamos na maturação), dentre outras, enquanto a cerveja Flying Dog é uma maravilhosa e típica cerveja Americana. 
Espero ter esclarecido suas dúvidas. 

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento ou mais informações."

Postagens mais visitadas deste blog

BRASILEIRO BEBE CERVEJA COM ATÉ 45% DE MILHO TRANSGÊNICO !

Brasileiro Bebe Cerveja com até 45% de Milho Transgênico!
Poucos sabem, mas quando bebem cerveja no Brasil estão geralmente tomando 45% de conteúdo transgênico, uma vez que a cevada vem sendo trocada por milho (que é quase todo transgênico no Brasil).Uma das bebidas mais adoradas pelos brasileiros, a cerveja, geralmente é produzida de malte feito de cevada. Mas algumas receitas permitem o uso de outros cereais. A cerveja brasileira por exemplo na verdade é quase uma bebida alcoólica de milho. Isso mesmo. Uma pesquisa da USP e da Unicamp mostra que cervejas Brasileira possuem 45% de milho em sua composição, percentual máximo permitido pelo Governo. E a para piorar, eles querem que o governo aprove que seja permitido que esse percentual suba para 50%. Ou seja eles querem que uma cerveja possa ter em sua composição até 50% de milho ou arroz, que são bem mais baratos que a cevada. Pois é amiguinho, se você bebe Bohemia, Brahma, Skol, Antarctica ou Nova Schin, você bebe uma mistura de refresc…

BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA CERVEJA

Pesquisa aponta que doses moderadas da bebida favorecem a saúde, mas exagero anula os benefícios. Conheça as últimas pesquisas sobre o assunto

A cerveja, presente no happy-hour, na noitada, nas comemorações e nos almoços de domingo, pode ser benéfica à saúde, caso consumida com moderação (no máximo duas latinhas por dia).

O exagero, no entanto, anula todos os efeitos positivos creditados à bebida e amplia o risco de doenças líderes em causa de morte, como infarto , acidente vascular cerebral (AVC)  e diabetes.
Os médicos de diversos países estão empenhados em descobrir o lado terapêutico do líquido resultante da mistura de cevada, lúpulo e malte, sem esquecer de alertar a população sobre os perigos de exagerar na dose. As pesquisas mais recentes sobre o tema foram apresentadas no Simpósio Internacional de Cerveja e Saúde, realizado em Madri (Espanha) na primeira semana de novembro.

Médico ensina a incluir cerveja na dieta saudávelNa Espanha, governo defende bebida como parte da pirâmide a…

AS 10 MELHORES CERVEJAS NACIONAIS (BRASIL)

As 10 melhores cervejas nacionais(Brasil)
5 de agosto de 2016/em/por
Hoje é comemorado o dia internacional da cerveja! o/ E cerveja não é bebida exclusiva de homens, muito pelo contrário, as mulheres sempre estão presentes em bares para degustar uma boa gelada (gelada só aqui no Brasil, ok?). Acredita-se que a cerveja tenha sido a primeira bebida alcoólica produzida pelo homem. É uma bebida carbonatada (com gás), produzida a partir da fermentação de alguns cereais maltados com cevada e trigo (esses cereais possue