Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA CERVEJA COM CANA DE AÇÚCAR É FABRICADA EM BELO HORIZONTE

Caldo de cana-de-açúcar usado na fabricação da cerveja (Foto: Márcio Rossi/Divulgação)
Caldo de cana-de-açúcar usado na fabricação
da cerveja
(Foto: Márcio Rossi/Divulgação)


Loira gelada, loiraça, cerva. Apelidos que definem a cerveja, uma das paixões dos brasileiros e a terceira bebida mais popular do mundo, perdendo apenas para a água e o chá. Com sabores variados, ela tem tipos diferentes como pilsen, bock, com trigo. E que tal uma feita com cana-de-açúcar?
Sim, existe e está sendo fabricada na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com o cervejeiro e proprietário da Cervejaria Wäls José Felipe Carneiro, a mistura é uma iniciativa ousada e com alto teor de açúcar. “Ela é fácil de beber, tem aroma frutado e com leve acidez”, definiu. Ainda segundo ele, a cerveja foi produzida com uma levedura norte-americana geneticamente modificada, com apenas 6,5% de álcool, trazida de Nova York.
A bebida é do estilo saison, típico do interior da Bélgica, com alta carbonatação e com teor alcoólico entre 6% e 8%. A novidade é que para a produção serão utilizados, além dos maltes especiais, lúpulos nobres e o caldo de cana-de-açúcar.
O lançamento da bebida no Brasil está previsto para dezembro e o preço final para o consumidor de uma garrafa de 375 mililitros deve ficar em torno de R$ 17.
Caldo de cana-de-açúcar usado na fabricação da cerveja (Foto: Márcio Rossi/Divulgação)
Caldo de cana-de-açúcar usado na
fabricação da cerveja
(Foto: Márcio Rossi/Divulgação)

Ainda não há data definida para que ela chegue ao exterior. Para produzi-la, o empresário disse que investiu, entre testes e equipamentos, R$ 80 mil. Para reaver o dinheiro, Carneiro disse que levará cerca de seis meses. Para a produção dos primeiros dois mil litros, uma tonelada de cana-de-açúcar foi moída, o que rendeu 200 litros de garapa.
“Ela tem um sabor diferente do convencional e o ideal é que seja servida resfriada a cinco graus positivos”, explicou. Carneiro disse também que a bebida no copo, à medida que esquenta, solta ainda mais o aroma frutado.

Internacionalização

Para a parceria na criação da cerveja com cana-de-açúcar, o mestre cervejeiro norte-americano Garrett Oliver foi convidado. Garrett começou a fazer cerveja profissionalmente em 1989, como aprendiz, e foi indicado mestre cervejeiro em 1993.
Ele promoveu mais de 800 degustações, jantares e demonstrações culinárias em 14 países, escreve regularmente para periódicos de gastronomia, de cerveja e é reconhecido como um expert.
No último dia 10, Oliver esteve na capital mineira para participar da produção da nova bebida. De acordo com Carneiro, o objetivo é produzir uma cerveja que transmita a ligação do povo brasileiro com a cana-de-açúcar, normalmente usada na fabricação da cachaça.
“O que nós queremos é mostrar que o Brasil é capaz de produzir cerveja de alta qualidade e de renome internacional, usando também ingredientes nacionais”, defendeu Tiago Carneiro, que também é proprietário da cervejaria.
Da esquerda para diretita, José Felipe Carneiro, Garrett Oliver e Tiago Carneiro (Foto: Márcio Rossi/Divulgação)
Da esquerda para diretita, José Felipe Carneiro, Garrett Oliver e Tiago Carneiro
(Foto: Márcio Rossi/Divulgação)

Matéria-prima

A Vale Verde foi a responsável por fornecer a cana-de-açúcar que serviu de matéria-prima. O canavial, plantado em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem um dos melhores índices de “brix”’, usado para medir o teor de açúcar.
De acordo com o engenheiro de alimentos Bruno Zille, houve uma análise do solo e das condições climáticas da região para o plantio. A partir desta avaliação, pode-se escolher o tipo de cana que seria cultivado.
O “brix” varia de 18% a 23%. O controller Tufic Meokarem disse que "esse valor está relacionado a uma série de fatores como características do solo, manejo técnico da produção, adubação, controle de pragas e doenças".

Fonte:http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/11/primeira-cerveja-com-cana-de-acucar-e-fabricada-em-belo-horizonte.html

Postagens mais visitadas deste blog

BRASILEIRO BEBE CERVEJA COM ATÉ 45% DE MILHO TRANSGÊNICO !

Brasileiro Bebe Cerveja com até 45% de Milho Transgênico!
Poucos sabem, mas quando bebem cerveja no Brasil estão geralmente tomando 45% de conteúdo transgênico, uma vez que a cevada vem sendo trocada por milho (que é quase todo transgênico no Brasil).Uma das bebidas mais adoradas pelos brasileiros, a cerveja, geralmente é produzida de malte feito de cevada. Mas algumas receitas permitem o uso de outros cereais. A cerveja brasileira por exemplo na verdade é quase uma bebida alcoólica de milho. Isso mesmo. Uma pesquisa da USP e da Unicamp mostra que cervejas Brasileira possuem 45% de milho em sua composição, percentual máximo permitido pelo Governo. E a para piorar, eles querem que o governo aprove que seja permitido que esse percentual suba para 50%. Ou seja eles querem que uma cerveja possa ter em sua composição até 50% de milho ou arroz, que são bem mais baratos que a cevada. Pois é amiguinho, se você bebe Bohemia, Brahma, Skol, Antarctica ou Nova Schin, você bebe uma mistura de refresc…

BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA CERVEJA

Pesquisa aponta que doses moderadas da bebida favorecem a saúde, mas exagero anula os benefícios. Conheça as últimas pesquisas sobre o assunto

A cerveja, presente no happy-hour, na noitada, nas comemorações e nos almoços de domingo, pode ser benéfica à saúde, caso consumida com moderação (no máximo duas latinhas por dia).

O exagero, no entanto, anula todos os efeitos positivos creditados à bebida e amplia o risco de doenças líderes em causa de morte, como infarto , acidente vascular cerebral (AVC)  e diabetes.
Os médicos de diversos países estão empenhados em descobrir o lado terapêutico do líquido resultante da mistura de cevada, lúpulo e malte, sem esquecer de alertar a população sobre os perigos de exagerar na dose. As pesquisas mais recentes sobre o tema foram apresentadas no Simpósio Internacional de Cerveja e Saúde, realizado em Madri (Espanha) na primeira semana de novembro.

Médico ensina a incluir cerveja na dieta saudávelNa Espanha, governo defende bebida como parte da pirâmide a…

AS 10 MELHORES CERVEJAS NACIONAIS (BRASIL)

As 10 melhores cervejas nacionais(Brasil)
5 de agosto de 2016/em/por
Hoje é comemorado o dia internacional da cerveja! o/ E cerveja não é bebida exclusiva de homens, muito pelo contrário, as mulheres sempre estão presentes em bares para degustar uma boa gelada (gelada só aqui no Brasil, ok?). Acredita-se que a cerveja tenha sido a primeira bebida alcoólica produzida pelo homem. É uma bebida carbonatada (com gás), produzida a partir da fermentação de alguns cereais maltados com cevada e trigo (esses cereais poss