MALTE O SABOR ESPECIAL

Ficheiro:Sjb whiskey malt.jpg

Malte
Malte é um extrato xaroposo de cereal tal qual a cevada e o centeio, usado na fabricação de bebidas como a cerveja e o uísque, ou costumeiramente bebido misturado ao leite.
O malte forma-se a partir de sementes de cereal (cevada para a cerveja). Essas são colocadas de molho, em uma grande tina cheia de água fria, a uma temperatura de aproximadamente 10 ºC. Quando o grão de cevada absorve o máximo possível de água (teor de umidade é então, de aproximadamente 45%), dá-se a germinação. O resultado do processo é chamado de malte verde.
No processo de produção da cerveja, é necessário secar o malte verde, desse modo, o grão deixa de germinar e é usado na fabricação da cerveja.
O hormônio vegetal que pode interferir diretamente no rendimento do processo é a giberelina.
 Contra-indicações
O malte, assim como o trigo, a cevada, a aveia e o centeio, possui o glúten em sua composição. Desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, o que traria, como consequência, diarréias incoercíveis e atrofia da mucosa do intestino delgado, gerando grave síndrome de má-absorção de nutrientes.
Outras aplicações
O nome dos chocolates Maltesers deriva do malte, dado que o seu recheio é constituído por uma mistura de açúcar, leite, mel e malte, cozinhados em micro-ondas no vácuo.
Fonte : Wikipédia
Malte puro (pure malt) é feito com 100% de cereais maltados provenientes de uma única destilação e, por isso mesmo, pode apresentar sabores diversos de acordo com cada processo.

Comentários